
Acolhe
Cuidar de quem mais precisa. Acolher é o começo de toda transformação.
O pilar ACOLHE nasce da certeza de que ninguém constrói um futuro digno sem ser visto, ouvido e amparado. Acreditamos que o verdadeiro impacto social começa quando estendemos a mão a quem vive nas margens da dignidade, das oportunidades, do acesso ao essencial.
Acolher, para nós, é mais do que ajudar. É reconhecer histórias. É enxergar pessoas em sua totalidade. É oferecer suporte em momentos de vulnerabilidade seja ela econômica, emocional ou social.
Mas também é criar caminhos reais de mudança, e por isso a educação também tem um papel essencial nesse processo.
Em muitas famílias em situação de vulnerabilidade, a falta de acesso à educação é um ciclo que atravessa gerações. Com isso, o ACOLHE não se limita a suprir necessidades básicas, mas também a abrir portas por meio da informação, do conhecimento e da valorização da autoestima.
Com o apoio de quem veste Hopethreads, o pilar ACOLHE atua para que mais pessoas tenham acesso a alimentos, itens essenciais, afeto, estrutura mínima para viver com dignidade e principalmente, oportunidades para reescreverem sua história por meio da educação.
Não basta vestir o corpo. É preciso vestir o cuidado. O respeito. E o compromisso com um mundo mais justo.
O Cenário por Trás da Causa
🔍 A realidade que nos move: pobreza ainda marca milhões de brasileiros
Apesar de avanços pontuais, a situação de pobreza e extrema vulnerabilidade ainda afeta profundamente o Brasil. De acordo com dados divulgados pelo IBGE em dezembro de 2024, cerca de 8,7 milhões de pessoas deixaram a condição de pobreza, mas o número de brasileiros vivendo com menos de R$ 6,85 por dia valor que define a linha de extrema pobreza ainda é alarmante: 9,5 milhões de pessoas.
Além disso, 59 milhões de brasileiros continuam vivendo com menos de R$ 22 por dia, classificados como em situação de pobreza.
Esse cenário escancara um país com profundas desigualdades, onde o básico ainda é um desafio para milhões de famílias: comida no prato, moradia digna, acesso a higiene, saúde e segurança emocional.
🤝 Acolher quem precisa é urgente
Essa dura realidade é sentida, sobretudo, por famílias chefiadas por mulheres, populações negras e comunidades periféricas. Muitas vezes, essas famílias enfrentam múltiplas camadas de vulnerabilidade, como:
-
Desemprego ou subemprego
-
Dependência química ou alcoolismo
-
Falta de acesso à educação básica e acompanhamento psicológico
-
Situações de rua, abandono, violência doméstica e fome
Diante disso, milhares de ONGs e associações pelo país atuam no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. Essas instituições oferecem desde refeição e abrigo até reabilitação de dependentes químicos, apoio a mulheres vítimas de violência e reinserção social de pessoas em situação de rua ou abandono.
O pilar ACOLHE da Hopethreads apoia iniciativas como essas. Entendemos que vestir-se com propósito é também estender cuidado, dignidade e oportunidade a quem mais precisa.
📌 Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/12/04/ibge-87-milhoes-de-brasileiros-deixam-pobreza-mas-59-milhoes-vivem-com-menos-de-r-22dia.amp.htm


